Quais são as funcionalidades do sistema de força de vendas?

Você quer saber de forma mais ampla quais são as funcionalidades do sistema de força de vendas, se ele vai além do cadastro de clientes e da emissão de orçamentos? Aqui, vamos abordar 12 recursos desse tipo de ferramenta, que ainda pode contar com outros adicionais.

Iremos mostrar o que fazem as funcionalidades e como servem para as rotinas diárias do setor comercial e para o trabalho do gestor de vendas, seja a sua equipe formada por vendedores internos ou representantes que atuam externamente.

Então, acompanhe-nos e conheça melhor a tecnologia.

Controle de vendedores

Além de auxiliar na gestão dos profissionais, o recurso ajuda a individualizar indicadores de performance para analisar o desempenho de cada um dos vendedores ou representantes e observar com quais segmentos, clientes e produtos os diferentes profissionais estão trabalhando.

Definição de política comercial

Com os critérios de atuação da equipe comercial registrados em uma das funcionalidades do sistema de força de vendas, evita-se más práticas e trabalho feito de forma muito diferente pelos profissionais — de acordo com preferências e feeling de cada um, por exemplo.

O recurso ajuda os profissionais a manterem-se alinhados entre si e com a empresa, e ainda mantém os processos rodando dentro do que foi testado e padronizado para as rotinas pelo gestor do departamento.

Pesquisa de satisfação dos clientes

Junto às vendas para novas contas, aquisições de clientes satisfeitos também são importantes para o faturamento. Logo, é importante entender o grau de satisfação deles e o que a empresa pode fazer ou melhorar para retê-los.

A pesquisa de satisfação permite que o responsável pela sua criação defina as perguntas-chave para avaliar o relacionamento com os clientes e solicite respostas nos níveis qualitativo e quantitativo.

Catálogo de produtos

É sempre necessário ter um catálogo pronto para ser compartilhado com os prospects e clientes, com especificações técnicas, fotos e detalhes dos produtos. Aliás, é um recurso que pode aumentar o ticket médio por venda, já que apresenta o que o cliente em potencial procurou primeiramente e demais opções que ele pode adquirir.

Agenda de compromissos

Para os representantes comerciais e vendedores, é a melhor forma de centralizar reuniões, visitas e demais compromissos do andamento das negociações. Para o gestor, é a maneira facilitada de acompanhar o andamento dos processos nos quais a equipe está envolvida e monitorar contas-chave.

A agenda é útil também para a organização do fluxo de trabalho do funil de vendas   desde o primeiro contato com o cliente em potencial que chega ao profissional de vendas até o fechamento do negócio e acompanhamento da entrega dos produtos. Com isso, o risco de negócios serem mal conduzidos é reduzido ou até eliminado.

Integração com ERP

A maioria dos dados que transitam pelas funcionalidades do sistema de força de vendas são necessárias também no ERP das empresas, pois se relacionam a outros processos e setores, como financeiro, fiscal e administrativo.

Daí a importância de integrar a força de vendas com o sistema de gestão, fazendo com que os dados gerados em negócios sejam automaticamente, e de maneira personalizada, compartilhados com o ERP. Além da garantia da alocação de dados com exatidão nos módulos do ERP, trabalhos manuais de registro, digitação e conferência são dispensados, elevando a produtividade dos profissionais que operam ambas as ferramentas.

Aplicativo móvel

Uma versão para smartphones da ferramenta é essencial principalmente para representantes externos terem acesso permanente, e em qualquer tipo de aparelho, a recursos e dados a automação comercial.

Uma situação que já foi muito comum para os representantes era a de anotar dados manualmente para somente depois, com acesso a um computador ou notebook, passá-los para o sistema e dar andamento às tarefas. Sem a necessidade disso, erros e esquecimentos são prevenidos e as vendas são efetivadas mais rapidamente.

Cadastros

Como a informação é um ativo valioso, e algumas precisam ser utilizadas mais de uma vez, os cadastros formam no software de vendas um banco de dados completo sobre produtos, prospects, clientes, vendedores e negócios fechados, perdidos e em andamento.

Relatórios e indicadores

Análise de dados é imprescindível para a gestão comercial, motivo pelo qual o software entrega uma série de informações, gerais e segmentadas, para monitoramento e análise do desempenho da equipe. São dados como:

  • negócios por representante ou vendedor;
  • vendas por grupos de produtos;
  • vendas por região;
  • metas planejadas e realizadas.

Suporte

Esse recurso marca a diferença entre a subutilização e o aproveitamento total da ferramenta, pois é necessário para a aderência de novos usuários, implementação de processos mais complexos, integrações e outras situações específicas, que podem aparecer no momento da implementação ou muito tempo depois do início do seu uso.

Notificações

Os profissionais precisam acompanhar dezenas de prospects e clientes, além de conduzir negociações que podem durar dias ou semanas. E é inviável lembrar de cabeça todos os próximos compromissos e de fazer follow-up e é contraproducente entrar todo dia no cadastro de cada cliente ou lead para verificar em que etapa está o relacionamento e qual deve ser a próxima ação.

As notificações ajudam o gestor e sua equipe a manter a pontualidade de suas ações e o andamento correto dos fluxos de trabalho.

Os recursos são muitos e de extrema importância, mas as funcionalidades do sistema de força de vendas são agrupadas em um critério que precisa ser avaliado antes de escolher qual tecnologia, de qual fornecedor, a empresa implementará. Por exemplo, um software muito completo pode acabar sendo pouco flexível e inviabilizando sua adequação aos processos e ao negócio, e vice-versa.

Para ajudá-lo nesse passo seguinte, criamos outro conteúdo no qual abordamos 9 critérios, indo além das funções, para avaliar a contratação de uma automação de força de vendas.

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