Os setores comerciais de indústrias normalmente são ambientes com certa complexidade, vários processos, contas-chave para cuidar e uma série de outros fatores inerentes às rotinas e à gestão. Por isso, escolher um sistema de vendas para indústria requer a observação de todos esses pontos internos e o uso de critérios para avaliar a solução em potencial.

Como resultado da análise, a tecnologia visada deve se encaixar à empresa sem que seja necessário um esforço interno desproporcional a fim de implementar a solução.

A seguir, veja quais são os principais critérios para a avaliação e como observá-los.

Formato do banco de dados

A maioria das ferramentas conta com nuvem de dados segura para armazenamento, mas existem outros formatos. A empresa pode preferir armazená-los em uma nuvem privada sua ou em banco de dados com estrutura física montada no seu setor de TI interno.

Quanto mais possibilidades, melhor. Porque assim é provável que o formato mais adequado ao negócio esteja disponível.

Possibilidade de customização

Todo software, de qualquer tipo, tem uma estrutura padrão. Mas existem aqueles que mantendo suas estruturas ainda permitem customizações que fazem os recursos se adaptarem melhor à organização e aos seus processos.

É um recurso importante, quando necessário, para extrair o máximo tecnicamente da ferramenta e elevar o retorno obtido no investimento.

Possibilidades de integração

O ERP da empresa pode ser integrado ao software que se pretende contratar? Esse recurso é importante para evitar conflitos entre os dados em comum que constam na ferramenta comercial e no sistema de gestão. Com a integração, a comunicação e o trânsito de informações entre as tecnologias são feitas por meio de ligação direta e automática entre elas, dispensando também trabalhos manuais e tarefas intermediárias.

Caso o sistema não tenha integração preconcebida para o ERP utilizado pela empresa, o responsável pode solicitar ao fornecedor que viabilize a integração em um projeto específico para seu negócio.

Escolher um sistema de vendas para indústria que não permita integração com o ERP pode acabar gerando novos problemas que a TI e a empresa não tinham.

Disponibilidade para o número de usuários

Seja na forma padrão ou em uma contratação sob demanda, o número total de usuários sempre é abrangido. Porém, algumas vezes a empresa tem de pagar por contas adicionais para englobar usuários e disponibilizar a tecnologia a todos da equipe comercial.

Apesar de não ser o critério mais relevante ou fator determinante da decisão, é importante atentar a esse ponto para o estudo financeiro da implementação.

Mobilidade

A mobilidade do sistema é importante especialmente para equipes que contam com representantes comerciais, ou vendedores internos que também fazem trabalho de campo externamente.

Um software que roda em aplicativo móvel permite aos profissionais consultarem e registrarem dados atualizados em tempo real, além de realizarem tarefas, mesmo sem um computador ou notebook disponível e em qualquer lugar.

Funcionalidades específicas

Naturalmente é feita a verificação acerca de recursos de rotina, como emissão de pedidos e orçamentos, cadastros em geral e funções para o acompanhamento de negociações. O que o analista responsável não pode ignorar é a verificação de funcionalidades adicionais e mais específicas, como pesquisas de satisfação dos clientes, catálogo virtual, geolocalização de entregas e gestão de cargas.

São recursos que abrangem mais processos de negócios, centralizam e padronizam mais tarefas, dispensam a contratação de ferramentas extras e acabam entregando à empresa retorno maior sobre o investimento feito na tecnologia.

Organização e exibição de dados

A parte gerencial do setor é tão importante quanto sua operação diária, já que o gestor comercial precisa de dados sobre as diversas etapas do processo para entender o desempenho da equipe e de que maneira manter a performance e elevá-la.

Portanto, é necessário pesquisar quais indicadores a ferramenta entrega para controle e gestão, como eles são organizados, em quais relatórios são alocados e o que abrangem.

Suporte e atendimento

Os principais pontos do suporte dado pelo fornecedor são os canais (telefone, email, chat, intranet etc) e dias e horários de disponibilidade. Em relação aos canais, é mais fácil que a empresa se adeque a eles se precisar, já o horário de disponibilidade dos profissionais de suporte tem de se encaixar às necessidades do negócio.

Escalabilidade

Deve-se averiguar junto ao fornecedor se a ferramenta é escalável e consegue acompanhar o ritmo de crescimento da empresa. Para isso, por exemplo, algumas virtudes que ela deve ter são:

  • capacidade de absorção de grande volume de dados;
  • possibilidade de aumento da capacidade dos bancos de dados quando preciso;
  • possibilidade de aumento do número de usuários sem um teto de contas;
  • flexibilidade para mudanças necessárias à adequação da força de vendas a novos e mais complexos processos.

Uma tecnologia não escalável em algum momento chega a seu limite, quando o negócio se vê obrigado a fazer a troca, criar um novo projeto, passar por mais uma implementação e atravessar novamente todas as etapas pelas quais passou anteriormente, o que consome tempo dos profissionais, esforços e dinheiro.

Agora, você tem uma noção ainda melhor de como escolher um sistema de vendas para indústria é algo impactante para a empresa e necessita de uma decisão planejada e acertada. Então, conheça as funcionalidades do R-Connect, que atende a maioria dos critérios que abordamos neste texto. Temos também um vídeo explicativo rápido no YouTube.