Empresas e seus profissionais recebem frequentemente muitos e-mails de vendas. Então, o seu precisa se destacar e ao mesmo tempo não tomar muito tempo do lead para ter mais chances de ser lido e respondido.

Ocorrendo a conexão, a interação do prospect com o e-mail, outros pontos podem ser abordados para o desenvolvimento do negócio em si. Mas, no primeiro contato, menos é mais e o foco em de ser conseguir um retorno e atenção do destinatário da mensagem.

Siga as práticas que explicaremos a seguir para melhorar a sua conversão.

Linha de assunto

O assunto precisa ser curto, pois frases muito grandes são cortadas nas listas das caixas de entrada dos e-mails, que mostram apenas uma linha para cada mensagem recebida. Por isso, o indicado é não ultrapassar 50 caracteres, incluindo espaços.

Para otimizar a abertura, a linha precisa ser direta e ao mesmo tempo gerar interesse/atração/curiosidade no destinatário do e-mail. Por exemplo, se uma indústria de transformação quer divulgar uma condição de preço sazonal para já clientes, que compram matéria-prima dela, pode enviar um e-mail com o assunto “Condições especiais para abastecer seus insumos”. Pela relação previamente existente, a comunicação pode ser direta dessa forma.

No caso de uma ação visando prospects, ainda não clientes, o assunto poderia ser “Você pode economizar até xx% em seus insumos”. Aqui, a abordagem foi menos direta em relação ao oferecimento de um produto e suas condições, mas a linha chama a atenção e é coerente com a mensagem que se pretende colocar no corpo: determinadas mercadorias com valores mais baixos no momento.

Corpo da mensagem

O texto deve ser rápido de ser lido, fácil de ser entendido e simples de ser respondido. Portanto, recomenda-se até três parágrafos com três linhas cada e um último apenas para saudação e convite ao contato.

Vamos colocar dois exemplos utilizando os assuntos colocados como suposições no tópico acima.

Primeiro, a mensagem para contatos da carteira de clientes ativos. Como já existe uma relação com a base, você perceberá que o conteúdo será mais direto e focado na conversão de venda.

Assunto: Condições especiais para abastecer seus insumos

Corpo:

Olá,

Neste mês, até o dia 25, estamos com condições especiais para os produtos X e Y: são x% de desconto na compra de até 2 mil unidades e xx% na aquisição de volumes maiores, com frete incluso.

Sua empresa ainda pode parcelar o pedido em até 4 vezes conosco no boleto ou em 10 vezes no cartão de crédito sem juros.

Aproveite essa oportunidade por tempo limitado para economizar na sua cadeia de suprimentos.

Agora, a mensagem enviada para prospects que podem ser novos clientes atraídos com a mesma oferta. Aqui, existe necessidade de uma apresentação e de, além de buscar o fechamento de negócio, estabelecer diálogo e relacionamento.

Assunto: Você pode economizar até xx% em seus insumos

Corpo:

Olá,

Aqui é o [NOME DO PROFISSIONAL], gerente de vendas da [NOME DA EMPRESA], empresa especializada há 15 anos na fabricação de tecidos para a indústria têxtil, entregando alta qualidade em algodão e poliéster para a criação de roupas e acessórios.

 Até o dia 25 deste mês estamos com condições especiais de preços e formas de pagamento para sua indústria renovar e abastecer o estoque reduzindo custos.

Você pode responder este e-mail ou clicar no link abaixo do WhatsApp. Rapidamente um consultor retornará para entender melhor suas necessidades e apresentar nossos produtos e condições.

Personalização de nomes

Existem ferramentas que permitem que os nomes de empresas e profissionais destinatários sejam personalizados, o que torna as mensagens mais pessoais e prendem mais a atenção de quem as recebe. Isso evita que as pessoas tenham a sensação de receberem mensagens robotizadas e enviadas em larga escala.

Ao invés de um simples “Olá” ou “Bom dia”, como mostramos acima, o e-mail de vendas pode iniciar com “Bom dia, [PRIMEIRO NOME]”, assim como a empresa do lead ou cliente pode ser nominalmente citada no corpo da mensagem. E essas personalizações ainda podem ser utilizadas na linha de assunto.

Para isso, a tecnologia aplicada no envio dos e-mails tem de oferecer tal recurso, que funciona a partir de um código inserido no local em que um nome precisa ser citado. Então, no momento do envio, esse código é substituído e o nome em questão é preenchido.

Também, a base de contatos utilizada precisa estar organizada e higienizada para o correto preenchimento dos nomes. Por exemplo, se na coleta os leads informaram sempre nome e sobrenome, os dois devem estar em campos separados e o código colocado no corpo da mensagem tem de indicar que ali deve ser inserido apenas o primeiro nome.

Não sendo feita a configuração podem ocorrer erros como:

  • abordagem por nome completo em todos os e-mails, até mesmo com abreviações e mais de um sobrenome;
  • nomes iniciando com letra minúscula;
  • empresas citadas com razão social ao invés de nome fantasia mais comumente utilizado;
  • nomes de empresas com várias abreviações e complementos desnecessários;
  • falta de pontos e acentos em nomes de pessoas físicas e jurídicas.

Uso de links

Links podem ser usados para direcionar os destinatários ao site da empresa, página de produtos e serviços e outros canais de contato, mas nunca em excesso e observando algumas boas práticas, como:

  • no máximo dois links no e-mail;
  • não utilizar links que enviem as pessoas a outros endereços de e-mail, o que os servidores interpretam como phishing;
  • não usar encurtadores de links.

Palavras não recomendadas

Alguns termos são muito utilizados em mensagens spam, motivo pelo qual os servidores muitas vezes consideram como spam e-mails de vendas que levam elas em destaque. Por isso, têm de ser evitadas na linha de assunto e no corpo podem ser usadas com cautela.

Algumas delas são:

  • compre;
  • imperdível;
  • desconto;
  • promoção;
  • oferta;
  • grátis.

Rodapé

Estamos nos referindo à parte do e-mail que fica fora do corpo, abaixo da assinatura, parte onde ícones podem ser inseridos. Ali é interessante colocar um link para o site da empresa, um ícone para contato via WhatsApp e as redes sociais.

Ainda tem alguma dúvida de como melhorar seus e-mails de vendas? Deixe um comentário abaixo.