O principal objetivo do uso de um software de vendas na indústria é qualificar e agilizar o processo comercial, mas a ferramenta pode ir além disso, impactando na melhoria de rotinas de outros setores que se relacionam com o comercial.

Para demonstrar esse impacto, a seguir vamos descrever como diferentes funcionalidades, módulos e integrações atuam na prática tanto nas vendas em si quanto em atividades gerenciais e outras tarefas associadas às vendas direta ou indiretamente.

Gestão de vendedores e representantes

Independentemente de a empresa ter uma equipe interna de vendas ou contar com representantes comerciais que atendem em campo, a força pode ser unificada dentro da ferramenta.

Para o trabalho dos profissionais, algumas ações são padronizadas e os recursos do sistema (cadastros, pedidos, históricos, orçamentos etc) ficam à disposição de todos eles. Para a gestão deles por parte do negócio e do gerente comercial, os dados sobre as vendas são centralizados no software e podem ser vistos de maneira individualizada em relação a cada vendedor.

Além disso, as políticas de conduta e práticas de vendas determinadas internamente ficam registradas na automação para que vendedores e representantes possam consultar e não cometam desvios.

Uma indústria pode contar com uma grande rede de representantes comerciais para cobrir uma área geográfica relevante. Quando isso ocorre, é preciso usar de tecnologia para manter a conexão com os profissionais, mesmo no trabalho externo, e acompanhar o andamento de seus trabalhos.

Faturamento e logística

O faturamento deve ser ágil e preciso para que mais rapidamente cada venda seja concluída e as entregas possam ser planejadas e executadas.

Nesse sentido, o software de vendas na indústria auxilia conectando o processo comercial aos setores financeiro e fiscal, ainda que os negócios sejam efetuados externamente. Ao finalizar um pedido, a integração entre a automação comercial e o ERP coloca os dados desse pedido no sistema de gestão, à disposição dos departamentos citados e também da logística, que podem receber notificações para verem as vendas fechadas em tempo real.

A partir dessa comunicação, as emissões de cobranças e notas fiscais, e a preparação para a expedição, são processos que rodam assim que cada pedido é submetido.

Mobilidade

A versão de aplicativo para dispositivos móveis da ferramenta permite que ela seja usada também fora da empresa, como em visitas a clientes, reuniões externas e principalmente no trabalho de representantes que atuam majoritariamente em campo.

Assim, catálogos e orçamentos atualizados podem ser mostrados a clientes ou prospects em qualquer lugar, enquanto os pedidos fechados são automaticamente enviados ao negócio para que as rotinas administrativas e logísticas sejam providenciadas para as entregas.

Análise de dados

As informações sobre vendas efetivadas e perdidas são importantes para entender o que ocorre com o processo comercial, os resultados alcançados, as causas dos números vistos e como otimizações podem ser feitas.

Um software de vendas na indústria é essencial para o gerente da área ter todos esses insights de forma exata e com abrangência, podendo segmentar os números por critérios como metas, produtos, vendedores, clientes e regiões.

Organização de demandas e compromissos

Em um calendário, as marcações ficam organizadas nas suas datas e marcadas com os seguintes status:

  • em aberto;
  • reagendado;
  • concluído;
  • cancelado;
  • realizar contato.

A agenda pode ser utilizada tanto para compromissos internos, como reuniões entre o gestor e a equipe de vendedores, e compromissos que os profissionais têm com os clientes. E as agendas dos vendedores e representantes podem ser consultadas pelo gerente para que ele organize contas e demandas entre a equipe, evitando sobrecargas e ociosidade.

Organização de clientes

É importante que a empresa tenha uma curva ABC de clientes para identificar os que mais e menos consomem e quais são os clientes-chave, já que o processo comercial tem diferença para as contas de cada nível (A, B e C).

Como os pedidos e o ticket médio são os fatores mais utilizados para essa segmentação, a ferramenta pode entregar a curva pronta e exata a partir de um relatório gerencial.

Segurança da informação

O sistema protege informações da empresa e dos clientes com infraestrutura de mecanismos de segurança e funções como controle de acessos, o que é mais seguro que manter planilhas internas e externas, as criadas e mantidas pelos próprios vendedores ou representantes para controlarem suas contas.

Isso evita perda e vazamento de dados, além de invasões de pessoas não autorizadas e ameaças virtuais, que podem gerar prejuízos tanto ao negócio quanto a clientes e prospects expostos.

Fidelização de clientes

Diferentes estratégias e fatores influenciam na fidelização de contas, sendo um deles a satisfação dos clientes atendidos.

Com a ferramenta, a empresa pode realizar essa pesquisa e, junto a ela, coletar dados e feedbacks em relação a problemas percebidos pelos compradores, o que apreciam em produtos e atendimento, sugestões e outros insights.

A forma como os recursos atuam resulta em otimização do setor comercial e redução de custos, entre outros benefícios. Por exemplo, a melhoria na gestão de dados e a automação dos processos, junto à padronização, são fatores que tornam o trabalho mais produtivo, ágil e qualificado.

Já a redução de custos surge por coisas como integração entre ferramentas e setores que o sistema proporciona, fazendo com que o negócio precise contratar menos tecnologias para as rotinas e até conte com equipes mais enxutas de profissionais em alguns departamentos.

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