Atualmente, toda empresa conta com um sistema no qual suas vendas são registradas e acompanhadas. O problema é que nem todas elas tiram proveito de tecnologias que estejam disponíveis para toda a equipe de campo e centralizem as movimentações externas e os dados do cenário interno. E isso é um problema porque a falta de mobilidade no processo de vendas atrapalha os envolvidos no comercial.
Além de possíveis problemas, não investir em mobilidade significa deixar de aproveitar vantagens que soluções móveis geram para a empresa e seus profissionais de vendas, como a sobra de tempo adicional que pode ser investido em busca de mais mercado consumidor.
Iremos abordar abaixo seis motivos que deixam clara a importância de ter um software móvel de apoio ao comercial.
Agilidade para equipes de campo e dados em tempo real
Vendedores externos e equipes de representantes comerciais praticamente não conseguem trabalhar sem uma ferramenta que seja móvel, pois precisam consultar dados, cadastrar empresas, registrar vendas e realizar outras ações enquanto visitam a carteira de clientes e prospectam novas contas.
Não podemos dizer que a falta de um sistema móvel impediria os profissionais de trabalhar, mas causaria diversas paradas e os atrapalharia. Por exemplo, seria preciso retornar para o escritório, com acesso a um computador, para consultar uma mudança de preço ou condição de venda questionada por um cliente atual ou em potencial. Também seria necessário fazer isso para registrar oficialmente as vendas fechadas no dia.
Ou seja, a falta de mobilidade no processo de vendas diminui a produtividade dos profissionais e a agilidade com a qual as demandas dos clientes são satisfeitas. E não ter acesso a dados em tempo real também pode causar transtornos, como passar a prospects preços que foram alterados mais cedo ou no dia anterior e a impossibilidade de pesquisar outros critérios que compõem as vendas nos momentos dos fechamentos.
Interação com a equipe interna
A interação no sentido de conversação pode ser feita via WhatsApp ou por outros canais. Estamos nos referindo aqui à interação dos vendedores ou representantes em campo com o backoffice de vendas, o suporte a tarefas como emissão de notas, despacho de mercadorias e acerto dos formatos das cobranças.
Com acesso ao status dessas rotinas em qualquer lugar e a todo momento, fica mais fácil para os profissionais acompanharem as vendas realizadas, dar feedbacks aos clientes sobre os pedidos feitos por eles e, quando necessário, solicitar retorno sobre alguma solicitação ainda não atendida.
É muito mais difícil fazer esses acompanhamentos individualmente, sem centralização dos processos, e precisando falar com pessoas da equipe interna para saber o status de cada rotina administrativa dos pedidos um a um.
Apoio para novas vendas
Parte do trabalho de vendedores de campo é oferecer opções do rol de produtos e apresentar condições e facilidades para os clientes adquirirem. Para isso, a mobilidade ajuda no sentido de colocar à disposição dos profissionais permanentemente catálogos, preços, condições e outras informações para que consigam apresentá-las aos prospects, incluindo novidades e atualizações.
Dessa maneira, eles podem mais facilmente buscar vendas de novos itens, ou de opções complementares às primeiras dos clientes, podendo aumentar o ticket médio faturado em cada visita.
Redução de erros e problemas
Algumas situações que citamos até agora são causadoras de dificuldades para os vendedores e a empresa, como:
- a falta de informação atualizada em tempo real pode fazer com que os profissionais apresentem preços e condições defasados;
- a necessidade de esperar até poder colocar no sistema os dados das vendas atrasa a finalização delas;
- não poder acompanhar o status das rotinas administrativas ligadas às vendas pode fazer com que negócios fiquem trancados por motivos burocráticos e isso seja identificado com demora;
- o uso de anotações manuais e individualizadas aumenta as chances de acontecerem erros humanos em registros;
- precisar acompanhar atualizações sobre o backoffice de vendas de maneira individualizada e pessoalmente facilita a ocorrência de esquecimentos.
Menos trabalho interno
Pelo fato de os representantes e vendedores poderem fazer mais tarefas tendo um sistema móvel, os membros da equipe interna precisam gastar menos tempo com trabalho do comercial.
Por exemplo, se o pedido tirado não pode ser imediatamente colocado no sistema de vendas, a solução pode ser o profissional de campo passá-lo por e-mail ou outro canal para alguém localizado dentro da empresa dar a entrada. O problema é que se todos os vendedores fazerem isso é gerado um grande volume de pedidos a serem registrados na tecnologia pela equipe interna. E o mesmo pode acontecer com tantas outras tarefas.
Mais tempo para os profissionais venderem
A centralização de dados e a automação de tarefas que tecnologias móveis promovem também diminui a quantidade de pequenas tarefas para a equipe externa, como trabalho duplicado, ações manuais e necessidade de se comunicar muitas vezes com o pessoal de backoffice e esperar por feedbacks para prosseguir.
Consequentemente, os vendedores e representantes ficam com mais tempo livre para se dedicarem à prospecção de novas contas, relacionamento com os clientes já adquiridos, acompanhamento das vendas efetivadas e estudo de possibilidades para aumento de suas fatias de mercado.
Ainda que estejamos evidenciando a importância da mobilidade no processo de vendas, é sempre válido lembrar que essa qualidade não é uma solução para todos os problemas, mas sim parte de uma solução de tecnologia que também apresente mecanismos de integração, volume de funcionalidades e aderência ao tipo de processo comercial do negócio.
Também é importante que a ferramenta compreenda as equipes interna e externa, com recursos específicos para ambas e com atualização automática e em tempo real a partir de movimentos feitos por profissionais atuando dentro e fora da empresa. Por exemplo, quando o vendedor dá entrada em um novo pedido, isso precisa chegar ao profissional que trabalha no backoffice e também àquele responsável por fazer a expedição no setor de logística.
E se você leu este texto em prol de sua busca por uma boa ferramenta, veja outros fatores que precisam ser avaliados para a escolha do sistema de vendas.