Antes de contratar um sistema de vendas, os gestores estudam a viabilidade da contratação e refletem sobre as razões de fazê-la. E a verdade é que há diversos bons motivos para realizar o investimento, significam benefícios até para outros setores que não o comercial.

Neste post, vamos abordar oito desses motivos e mostrar como eles se materializam na empresa após a implementação.

Agilidade para os atendimentos

As fases de pré e pós-venda ganham rapidez com a automação comercial, pois os profissionais contam com informações bem organizadas, de fácil localização e atualizadas em tempo real.

Nas etapas de desenvolvimento dos negócios, a agilidade é em obter e passar dados como quantidades e tipos de itens disponíveis, valores, condições e prazo de entrega. Já para as vendas fechadas se ganha rapidez no acompanhamento e no compartilhamento de questões como status do pedido, tracking da entrega, nota fiscal e pagamento.

Em relação a vendas em andamento, um atendimento mais rápido potencializa o fechamento. Para negócios fechados, o pós-venda mais ágil e com dados precisos influencia no aumento da satisfação dos clientes desde antes eles receberem os produtos.

Atendimentos mais personalizados

Se torna mais fácil conquistar os prospects e clientes se a empresa demonstra que se interessa por eles e os conhece a fundo, inclusive propondo soluções e condições específicas para eles. Com isso, as relações comerciais podem ser mais duradouras.

A personalização em alto nível é alcançada com a coleta, a filtragem e a organização de dados que o software de vendas entrega.

Potencialização de upsell e crossell

Nas duas técnicas, o resultado é o aumento de vendas com a carteira de clientes já disponível. No upsell, a receita adicional ocorre com negócios envolvendo itens iguais, enquanto no crossell ela abrange outras mercadorias.

Ao contratar um sistema de vendas, a empresa consegue manter um histórico mais completo sobre o relacionamento com seus clientes, podendo conhecê-los melhor. Assim, os vendedores e representantes têm mais oportunidades de abrir novos pedidos, oferecer lançamentos de produtos e se adiantarem em demais ações que visam otimizar os negócios.

Outra possibilidade é acompanhar os próprios estoques dos compradores no software comercial, ou no ERP via integração com a automação de vendas, e entrar em contato com os clientes periodicamente para a reposição dos itens.

Funil de vendas mais organizado

Com a criação de categorias e etapas de trabalho, os prospects podem ser separados em leads mais ou menos qualificados, mais quentes e menos propícios a fechamentos e com a utilização de outros dados e ações comportamentais.

Com a melhor organização deles no funil também é mais fácil atribuir a tarefa mais adequada a cada um deles, como agendamento de reunião, busca de mais informações ou descarte do lead.

Maior segurança na gestão de dados

Todas as planilhas de Excel, agendas e anotações manuais podem ser substituídas ao contratar um sistema de vendas, que conta com senhas, perfis separados para cada usuário, diferentes níveis de acesso e centralização de informações.

Isso evita a perda e a dispersão dos dados, além de deixá-los mais facilmente disponíveis a todos os profissionais, com os cuidados necessários para que nenhuma pessoa não autorizada tenha algum acesso indevido.

Importante também citar a segurança jurídica ligada a esse fator, já que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas garantam a segurança e a privacidade das informações coletadas de qualquer pessoa ou empresa.

Melhor organização das rotinas comerciais

Os processos comerciais podem ser padronizados na ferramenta, fazendo com o que os profissionais sigam rotinas testadas e aprovadas, sem desvios de atuação. 

Parte do trabalho ainda pode ser automatizada, garantindo a eficiência e reduzindo a carga de trabalho do setor — para a equipe ter mais tempo de se dedicar às tarefas estratégicas.

Há também as funcionalidades adicionais, que auxiliam nas rotinas, como notificações, agenda, roteirização de entregas e integrações.

Melhor gestão de performance

Softwares de vendas também são tecnologias muito dedicadas à definição e ao monitoramento de indicadores, sejam eles gerais ou relacionados a cada profissional do departamento. O foco é apresentar números em relatórios claros e úteis, com a quantidade de informação não sendo o mais importante, mas sim a qualidade.

A funcionalidade assessora o gestor comercial na análise de desempenho em geral e também em termos mais detalhados. Assim, tem uma boa base para adicionar, modificar ou excluir rotinas, tomar decisões e entender a atuação dos vendedores e representantes.

Previsões comerciais mais exatas

As previsões são feitas pelo setor de vendas, mas servem para diversos departamentos da empresa:

  • diretoria: acompanhamento dos indicadores do planejamento estratégico e posicionamento no mercado;
  • financeiro: fluxo de caixa projetado;
  • logística: projeções de estoque e compras;
  • fiscal: previsão de impostos;
  • comercial: desenhos de estratégias e rotinas de vendas e revisão do orçamento e dos recursos do setor para as práticas pretendidas.

Com históricos exatos dos clientes e a possibilidade de personalizar relatórios, as previsões se tornam mais confiáveis para todos os usuários desses documentos.

Se você estava se perguntando se deveria fazer esse investimento, as razões que abordamos deixam claro que é uma boa decisão fazê-lo. E para saber mais sobre o sistema de vendas, veja como aproveitar uma avaliação gratuita de software de vendas para contratar com segurança.