Visando manter a estrutura de custos da empresa enxuta, o gestor pode julgar que não tem necessidade de contratar uma automação de vendas, que o processo está andando bem com planilhas, muitas vezes dispersas, e outras soluções paliativas.

Porém, é fato que as rotinas comerciais ganham muito com um software que as automatiza e dá mais força aos vendedores, e os benefícios da implementação justificam o investimento, que é coberto com negócios adicionais e fidelização da carteira de clientes.

Ainda tem dúvidas, mas está considerando implementar essa tecnologia? Veja 7 boas razões para levar o projeto adiante.

Dados confiáveis para tomar decisões

Sistemas de força de vendas proporcionam uma série de relatórios gerenciais que espelham os negócios fechados, aqueles em andamento e fatores não diretamente comerciais, mas que se relacionam com as vendas, como as quantidades e os tipos de itens mais movimentados.

Tudo isso serve para o gestor tomar decisões mais seguras, pois para isso pode se apoiar em uma base sólida e ao mesmo tempo abrangente, já que a quantidade de informações é grande e cada tipo de dado conta com uma série de detalhes.

Por exemplo, sem muito esforço e rapidamente, é possível saber pelos relatórios qual produto é o mais vendido em determinada época do ano para uma região específica, o que seria útil para planejar a alocação geográfica de representantes comerciais ou vendedores externos.

Mais transparência

Ao contratar automação de vendas, todos os dados que o processo comercial faz circular ficam centralizados, permitindo que o responsável acesse qualquer informação do setor e também que os profissionais de sua equipe vejam os mesmos números.

Além disso, com a integração da automação ao ERP, os demais gestores (como do financeiro e do fiscal) e a diretoria têm acesso a esses dados todos, centralizados para a empresa em geral em um só banco de dados. Como o sistema centraliza também todos os negócios e processos do comercial, nenhuma informação gerada deixa de ser inserida nesse banco.

Junto à promoção da transparência, essa organização evita incidentes como desvios e fraudes e, caso ocorram, auxilia na identificação mais rápida das ocorrências.

Melhoria na gestão do estoque

Integrando a automação da força de vendas com o sistema de gestão cria-se um fluxo único de dados sobre o estoque de mercadorias ou produtos acabados, com o sistema comercial fornecendo informações sobre movimentações atuais e futuras acerca das saídas do estoque.

Assim, não é preciso ficar buscando dados em diferentes fontes e nem realizando cálculos e atualizações manualmente, pois os relatórios finais ficam automatizados pela integração das ferramentas. Consequentemente, o trabalho de quem precisa monitorar e observar os níveis de estoque, como profissionais de compras e logística, é beneficiado.

Melhoria na gestão de equipe

Gerenciar a equipe comercial demanda acompanhar o trabalho realizado e os números gerados. Nisso, a importância de contratar uma automação de vendas está na possibilidade de colocar todos os profissionais trabalhando com a mesma ferramenta, que irá gerar dados sobre a atuação deles.

De outra forma, é muito difícil manter o trabalho das pessoas respeitando as políticas comerciais da empresa, obter dados confiáveis sobre suas contas e seus negócios e entender detalhes sobre clientes, cobertura geográfica da equipe, grupos de produtos mais e menos vendidos e fazer outros monitoramentos.

Agilidade na logística

Os profissionais do setor logístico podem ter acesso diretamente ao sistema de vendas ou a dados que ele gera visualizados em outro software por meio de integração. 

Independentemente de como o fornecimento de dados à logística seja feito, o importante é a possibilidade de o departamento acompanhar os negócios fechados em tempo real e ainda poder se adiantar a fechamentos futuros em uma comunicação direta, automática, independente de pessoas e mais ágil possível.

Fidelização de clientes

O software de vendas também armazena e organiza muita informação sobre os clientes, permitindo que a empresa os conheça cada vez melhor em pontos como:

  • suas principais demandas;
  • períodos de mais e menos compras;
  • produtos que se encaixam como adicionais ou complementares às suas compras frequentes;
  • média de prazos solicitados para os pagamentos;
  • formas de pagamento preferidas.

Analisando os históricos, é possível desenvolver ações para fidelizar os clientes se baseando em seus comportamentos ou preferências, como oferecer novos itens relacionados, prazos especiais ou descontos em compras mais volumosas previstas.

Mais foco estratégico

Via de regra, as tarefas de cunho estratégico e gerencial são as mais valiosas para as empresas. Portanto, automatizá-las é bom para que elas gastem o mínimo possível de tempo dos profissionais, deixando que eles direcionem mais foco a atividades mais valiosas.

Por exemplo, se o vendedor não precisa repassar os números do trabalho do dia manualmente (quantidades pedidas, prazos acordados, valores negociados etc), economiza horas que podem ser aplicadas em estudo de novos clientes ou análises de clientes antigos para vendas adicionais e fidelização.

Essas últimas tarefas, estratégicas, são mais valiosas do que preencher planilhas ou copiar números, ainda que esses dados sejam importantes. Mas a mobilidade do sistema comercial permite que o registro desses números ocorra diretamente dentro dele e em tempo real para toda a equipe, já ficando disponíveis a outros setores inclusive.

E para saber quais recursos promovem o que citamos ao longo do texto, conheça as funcionalidades de um sistema de vendas.