Terceirizar o setor de vendas ou ter uma equipe interna?

Um dos principais critérios utilizados no planejamento do setor de vendas é qual resultado é possível obter a partir de determinado investimento e o quanto isso representa em liquidez, não apenas em faturamento bruto. Daí a importância de se comparar os mais diversos fatores que diferenciam a montagem de uma equipe interna da terceirização do processo, observando o quanto cada modelo representa em custos e como podem ajudar na distribuição dos produtos.

A seguir, vamos abordar o que é preciso materialmente e em termos de planejamento para colocar em prática os modelos e quais vantagens e desvantagens principais eles apresentam.

Montando a equipe interna

Para criar um setor de vendas interno é preciso estruturar processos, alocá-los dentro de ferramentas e direcionar pessoas para o operacional e para a gestão. Também é necessário planejar como o departamento se relacionará com outros, como marketing e financeiro, e definir o modelo de trabalho, se serão vendas feitas em campo ou de dentro da empresa.

Após o desenho dos processos e a instrução das pessoas, eles devem começar a rodar e serem acompanhados para validação. E nessa etapa é bastante comum que erros sejam corrigidos e práticas sejam otimizadas, até que o gestor e a diretoria deem o desenho como pronto e as tarefas como padronizadas para continuidade.

A fase do parágrafo acima envolve também definir as ferramentas utilizadas, e uma delas deve ser um sistema de força de vendas, que centraliza o processo padronizado e os dados gerados pelas vendas e demais trabalhos da equipe. Na integração com demais setores, cabe mapear como ocorre o relacionamento e, sempre que possível, ligar tarefas e fluxo de informações para eliminar trabalhos manuais, dispersão de dados, gargalos e outros possíveis problemas. Por exemplo, se trata de o backoffice ser notificado imediata e automaticamente após cada venda para proceder com emissão de cobrança e demais tarefas administrativas.

Estando em primeiro momento consolidada a forma de trabalho, é hora de começar a criação das métricas pelas quais as metas serão decididas e o trabalho e os profissionais serão avaliados. Com a coleta das informações para os indicadores monitorados, decisões podem começar a ser tomadas usando esses números de base, como realocação de pessoas, mudança de meta ou alteração em algum ponto do trabalho.

Vantagens e desvantagens da equipe interna

A principal vantagem está no controle que o gestor tem sobre tudo o que acontece no setor de vendas, pois tudo o que acontece fica dentro de um ambiente interno no qual ele está presente diariamente. E os membros da equipe trabalham dentro de uma hierarquia e processos padronizados, se reportando diretamente ao responsável.

A comunicação entre os profissionais, inclusive de outros departamentos, é facilitada com essa estruturação pela proximidade das pessoas e interação frequente entre elas.

Como desvantagens temos os custos, já que a empresa tem despesas integralmente com tudo o que compõe a montagem e a manutenção do setor. E o gasto mais alto é com profissionais, incluindo, além de remunerações e comissões, encargos e investimento em estações de trabalho.

Terceirizando o comercial

A terceirização geralmente ocorre com a contratação de representantes comerciais, que atuam como prestadores de serviço e para o processo no modelo de vendas de campo, se reunindo com o gestor em alguns momentos e no dia a dia trabalhando presencialmente junto aos clientes.

Ao decidir por essa opção, o gestor e os terceirizados devem acordar como será gerada a demanda para os representantes: se eles vão atender contas passadas pela empresa, se eles terão a responsabilidade de buscar os possíveis clientes ou se ambos ocorrerão. Outro alinhamento essencial é ao rol de produtos oferecidos, que os profissionais externos devem conhecer muito bem, além de condições de compra e elasticidade permitida para negociações e concessões.

Assim como na criação do setor de vendas interno, é preciso contar com sistema de automação e força de vendas mesmo com profissionais externos. Isso porque é uma forma de aumentar o controle sobre as ações de vendas, proporcionar uma ferramenta eficiente para os representantes cuidarem de suas contas, ter dados para avaliação do trabalho e fazê-los trabalhar respeitando políticas comerciais e de negócios que a empresa cultua.

Como não existe proximidade de convivência diária, é preciso ter bastante cuidado com a comunicação, ficando o gestor comercial ou alguém indicado por ele responsável por acompanhar os vendedores, discutir ações, compartilhar indicadores e realizar reuniões.

Vantagens e desvantagens da terceirização

O menor investimento surge como vantagem mais destacada do modelo, pois a empresa não precisa arcar com estações de trabalho e outros recursos de uso diário dos profissionais. Além disso, como prestadores terceirizados, acarretam em menos gastos se compararmos essa forma de contratação com o aumento de funcionários na folha de pagamentos. Com isso, o negócio pode contar até com uma rede maior de vendedores e abranger mais mercado.

Como desvantagens podemos citar o menor controle sobre o processo de campo e as maiores chances de ocorrerem desvios da política comercial e outros critérios. Mas isso pode ser evitado com um acompanhamento próximo por parte de alguém de dentro da empresa, como citamos.

Existe ainda um ponto importante para definir entre a internalização e a terceirização do setor de vendas que diz respeito a desafios específicos que o negócio tem na empresa e no seu mercado. E para ajudá-lo a refletir melhor sobre esses desafios e a superação deles pelo comercial, trazemos outro texto no qual entramos em detalhes de alguns desafios de vendas para pequenas empresas.

Impulsione suas vendas com o R-Connect

Descubra como o R-Connect pode transformar a rotina da sua equipe comercial. Reduza erros, acelere negociações e garanta uma comunicação eficiente entre gestores e representantes.

Com nosso sistema 100% customizável, você acompanha os resultados em tempo real, organiza processos e aumenta a produtividade do seu time.

Solicite agora uma demonstração gratuita e veja o R-Connect em ação!

Últimas postagens

  • All Posts
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Vendas

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe esse post!

Lorem ipsum dolor sit amet, consec  adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore dolore

Entre em contato

Whatsapp

(47) 99885-1481

Email

Support@domain.com