Como um software de vendas atua em uma indústria

O principal objetivo do uso de um software de vendas na indústria é qualificar e agilizar o processo comercial, mas a ferramenta pode ir além disso, impactando na melhoria de rotinas de outros setores que se relacionam com o comercial.

Para demonstrar esse impacto, a seguir vamos descrever como diferentes funcionalidades, módulos e integrações atuam na prática tanto nas vendas em si quanto em atividades gerenciais e outras tarefas associadas às vendas direta ou indiretamente.

Gestão de vendedores e representantes

Independentemente de a empresa ter uma equipe interna de vendas ou contar com representantes comerciais que atendem em campo, a força pode ser unificada dentro da ferramenta.

Para o trabalho dos profissionais, algumas ações são padronizadas e os recursos do sistema (cadastros, pedidos, históricos, orçamentos etc) ficam à disposição de todos eles. Para a gestão deles por parte do negócio e do gerente comercial, os dados sobre as vendas são centralizados no software e podem ser vistos de maneira individualizada em relação a cada vendedor.

Além disso, as políticas de conduta e práticas de vendas determinadas internamente ficam registradas na automação para que vendedores e representantes possam consultar e não cometam desvios.

Uma indústria pode contar com uma grande rede de representantes comerciais para cobrir uma área geográfica relevante. Quando isso ocorre, é preciso usar de tecnologia para manter a conexão com os profissionais, mesmo no trabalho externo, e acompanhar o andamento de seus trabalhos.

Faturamento e logística

O faturamento deve ser ágil e preciso para que mais rapidamente cada venda seja concluída e as entregas possam ser planejadas e executadas.

Nesse sentido, o software de vendas na indústria auxilia conectando o processo comercial aos setores financeiro e fiscal, ainda que os negócios sejam efetuados externamente. Ao finalizar um pedido, a integração entre a automação comercial e o ERP coloca os dados desse pedido no sistema de gestão, à disposição dos departamentos citados e também da logística, que podem receber notificações para verem as vendas fechadas em tempo real.

A partir dessa comunicação, as emissões de cobranças e notas fiscais, e a preparação para a expedição, são processos que rodam assim que cada pedido é submetido.

Mobilidade

A versão de aplicativo para dispositivos móveis da ferramenta permite que ela seja usada também fora da empresa, como em visitas a clientes, reuniões externas e principalmente no trabalho de representantes que atuam majoritariamente em campo.

Assim, catálogos e orçamentos atualizados podem ser mostrados a clientes ou prospects em qualquer lugar, enquanto os pedidos fechados são automaticamente enviados ao negócio para que as rotinas administrativas e logísticas sejam providenciadas para as entregas.

Análise de dados

As informações sobre vendas efetivadas e perdidas são importantes para entender o que ocorre com o processo comercial, os resultados alcançados, as causas dos números vistos e como otimizações podem ser feitas.

Um software de vendas na indústria é essencial para o gerente da área ter todos esses insights de forma exata e com abrangência, podendo segmentar os números por critérios como metas, produtos, vendedores, clientes e regiões.

Organização de demandas e compromissos

Em um calendário, as marcações ficam organizadas nas suas datas e marcadas com os seguintes status:

  • em aberto;
  • reagendado;
  • concluído;
  • cancelado;
  • realizar contato.

A agenda pode ser utilizada tanto para compromissos internos, como reuniões entre o gestor e a equipe de vendedores, e compromissos que os profissionais têm com os clientes. E as agendas dos vendedores e representantes podem ser consultadas pelo gerente para que ele organize contas e demandas entre a equipe, evitando sobrecargas e ociosidade.

Organização de clientes

É importante que a empresa tenha uma curva ABC de clientes para identificar os que mais e menos consomem e quais são os clientes-chave, já que o processo comercial tem diferença para as contas de cada nível (A, B e C).

Como os pedidos e o ticket médio são os fatores mais utilizados para essa segmentação, a ferramenta pode entregar a curva pronta e exata a partir de um relatório gerencial.

Segurança da informação

O sistema protege informações da empresa e dos clientes com infraestrutura de mecanismos de segurança e funções como controle de acessos, o que é mais seguro que manter planilhas internas e externas, as criadas e mantidas pelos próprios vendedores ou representantes para controlarem suas contas.

Isso evita perda e vazamento de dados, além de invasões de pessoas não autorizadas e ameaças virtuais, que podem gerar prejuízos tanto ao negócio quanto a clientes e prospects expostos.

Fidelização de clientes

Diferentes estratégias e fatores influenciam na fidelização de contas, sendo um deles a satisfação dos clientes atendidos.

Com a ferramenta, a empresa pode realizar essa pesquisa e, junto a ela, coletar dados e feedbacks em relação a problemas percebidos pelos compradores, o que apreciam em produtos e atendimento, sugestões e outros insights.

A forma como os recursos atuam resulta em otimização do setor comercial e redução de custos, entre outros benefícios. Por exemplo, a melhoria na gestão de dados e a automação dos processos, junto à padronização, são fatores que tornam o trabalho mais produtivo, ágil e qualificado.

Já a redução de custos surge por coisas como integração entre ferramentas e setores que o sistema proporciona, fazendo com que o negócio precise contratar menos tecnologias para as rotinas e até conte com equipes mais enxutas de profissionais em alguns departamentos.

Então, aproveite para conhecer um softwares de vendas para indústria com as funcionalidades e os benefícios que abordamos. Solicite a sua demonstração do R-Connect.

Impulsione suas vendas com o R-Connect

Descubra como o R-Connect pode transformar a rotina da sua equipe comercial. Reduza erros, acelere negociações e garanta uma comunicação eficiente entre gestores e representantes.

Com nosso sistema 100% customizável, você acompanha os resultados em tempo real, organiza processos e aumenta a produtividade do seu time.

Solicite agora uma demonstração gratuita e veja o R-Connect em ação!

Últimas postagens

  • All Posts
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Vendas

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe esse post!

Lorem ipsum dolor sit amet, consec  adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore dolore

Entre em contato

Whatsapp

(47) 99885-1481

Email

Support@domain.com